Este projecto foi desenvolvido na área disciplinar de Educação Tecnológica, pelos alunos da turma, sob a orientação das professoras Carla Lage e Cláudia Coelho. O resultado final foi muito bom, tendo sido reutilizado 100% do material, o que contribuiu ainda mais para fortalecer a ideia de que tudo pode ser reutilizado e reciclado, poupando-se deste modo recursos naturais e, como é lógico, financeiros!
Fica então os parabéns às docentes e alunos envolvidos neste projecto, pelo excelente trabalho que foi feito e pelo resultado final! Agora é tempo da nossa escultura seguir para Mourão, de modo a ser exposta e avaliada no concurso reciclOharte.
Aproveitamos, no entanto para deixar aqui a memória descritiva do nosso projecto, bem como as fotos da escultura.
Memória Descritiva:
Para o concurso Recicloharte, com o tema Diversidade Animal, os alunos do Pief de Algoz reportaram-se para a Mãe Natureza e os seus elementos.
Como tal os alunos desenvolveram dois projectos, um com os alunos do 2.º ciclo e outro com os alunos do 3.º ciclo.
O projecto do 2.ciclo tem três peças e o seu nome é: “ Primeiro Voo”
Escolhemos três animais para representar o elemento Ar: borboleta, libelinha e um passarinho, escolhemos o elemento ar porque os alunos do 2.º ciclo estão a iniciar a sua caminhada com a turma PIEF, logo são os novos passarinhos que chegaram ao ninho, estão a aprender, ainda não têm raízes no grupo, ainda estão nos ramos frágeis, estão a iniciar a sua caminhada. Escolhemos três animais, tanto no 2.º ciclo como no 3.º ciclo porque o número três, é o número da perfeição, da harmonia e a do equilíbrio. E como estamos a relacionar com os elementos da Mãe Natureza tudo faria sentido, uma vez que não existe maior perfeição, harmonia e equilíbrio que a Natureza.
Os animais escolhidos não foram ao acaso, a Libelinha pelo seu sentido de liberdade, a Borboleta pelos diversos estados que tem ao longo da vida, (como os estados de espírito que os alunos têm) e um passarinho, este representa a fragilidade de quem é novo numa viagem.
Relativamente ao projecto do 3.º ciclo escolhemos os animais da terra, porque estes estão assentes, mais enraizados, já têm as bases, são estes que ensinam aos mais novos, são estes que deixam a mensagem e também são estes que recebem os novos, tal como uma árvore que recebe e dá as boas vindas a um novo animal que vem habitar na sua árvore. Os animais escolhidos foram, centopeia, toupeira e o caracol. Ao escolhermos estes animais quisemos que estes representassem o seguinte, a centopeia, os cem braços que dão e recebem a amizade, atenção e carinho por parte de toda a família PIEF, a toupeira que vive no seu mundo mas que espreita para ouvir, contar e convidar todos a participarem na sua vida e o caracol que trás consigo a sua casa, a sua sabedoria e o seu lado solidário, que representa o convite para entrar na viagem PIEF. A este conjunto de peças demos o nome, “Passo-a-Passo ” .
Para finalizar o projecto juntamos os dois elementos do 2.º e 3.ºciclo, (Ar e Terra), numa árvore, esta árvore também tem um significado. Representa a “Mãe Natureza” e a “Mãe Alfarrobeira” , esta última é o nome de um dos projectos basilares dos PIEF do Algoz, devido à sua importância decidimos que deveríamos interliga-lo à Diversidade Animal e por sua vez à Mãe Natureza. Escolhemos juntar os dois projectos num só, neste caso na árvore, pois não fazia sentido separar os ciclos, uma vez que são uma turma e em todos os projectos trabalham em conjunto e neste caso não seria excepção. Com isto demos também um nome ao trabalho conjunto, “Arca do Pief“, representando a simbiose da natureza e por sua a vez a dos alunos. O Pief do Algoz é uma família, logo a árvore representa o Lar dos animais, (animais executados pelos alunos), o porto seguro e a estabilidade onde estão as raízes e as bases de sustentação para uma vida mais saudável.
Mais um grande momento da nossa "tribo". Parabéns e mais parabéns, pelo excelente trabalho desenvolvido pelos nossos piefitos e piefita e pela nossa equipa de trabalho!
ResponderEliminarBeijinhos grandes