quarta-feira, 25 de maio de 2011

Encontro de Partilhas: Práticas Educativas de Cidadania

Este foi o dia em que a tribo foi convidada a mostrar parte do trabalho que tem desenvolvido neste ano lectivo. O convite foi feito pela Direcção Regional de Educação do Algarve à nossa turma, de modo a estar presente, pelo segundo ano consecutivo, no Encontro de Partilhas: Práticas Educativas de Cidadania e, desta vez, participar num painel relacionado com Jovens Empreendedores, que decorreu durante os dias 24 e 25, no Instituto Português de Juventude de Faro.

Assim, resolvemos aceitar mais este desafio e aproveitar a oportunidade para mostrar os três principais projectos desenvolvidos pela turma PIEF de Algoz: "Projecto Sabores à Sobradinho", "Projecto Mãe Alfarrobeira" e "Projecto Espaço.algoz". O meio utilizado para divulgar todo este trabalho foi a apresentação de um pequeno vídeo onde puderam ser exibidas imagens das diferentes fases dos projectos e os testemunhos dos alunos, professores e da técnica que acompanharam de perto cada um destes projectos.
Para além disso, pudemos dar a conhecer algumas peças de artesanato produzidas no âmbito do projecto "Mãe Alfarrobeira", através de uma exposição no átrio do Instituto Português de Juventude de Faro.

´Durante a apresentação da tribo, os convidados presentes no auditório revelaram um grande interesse e satisfação pelo trabalho desenvolvido em cada um dos projectos, ficando nos alunos e na Equipa Técnico-Pedagógica um grande orgulho pelo reconhecimento de todo o trabalho, dedicação e empenho que colocamos em cada uma das actividades em que nos envolvemos, procurando, desde sempre, estar à altura da confiança que em todos nós é depositada.


Neste importante dia para os alunos da "Tribo da Azogla", estiveram presentes no IPJ os professores Gonçalo Serra, Carla Lage e Pedro Pereira, bem como o professor Manuel Costa, que representou a Direcção do nosso Agrupamento. Esteve também presente o Coordenador do PIEC na região do Algarve, Dr. Rui Jerónimo e as técnicas da Equipa Móvel Multidisciplinar do PIEC, Marta Lopes, Guiomar Paulo e Florbela Lopes.

A todos aqueles que fizeram questão em estar presente neste momento, fica um grande e sincero obrigado por parte da Tribo. Para todos aqueles jovens e adultos que participaram neste importante evento fica o nosso grande aplauso pelo trabalho que também desenvolveram em nome da Educação. À Direcção Regional de Educação do Algarve, designadamente à Dra. Laureta Bastos e Dra. Lída Ramos, bem como ao Instituto Português da Juventude, agradecemos o convite e reconhecimento demonstrado para com este Programa Integrado de Educação e Formação de Algoz.



































segunda-feira, 23 de maio de 2011

Concurso ReciclOharte

A tribo acabou, na passada semana, de construir a sua escultura para a participação no concurso ReciclOharte, dinamizado pela turma PIEF de Mourão. A escultura é composta por duas partes, uma do 2º ciclo e outra do 3º ciclo e tem como nome: "Arca do PIEF".

Este projecto foi desenvolvido na área disciplinar de Educação Tecnológica, pelos alunos da turma, sob a orientação das professoras Carla Lage e Cláudia Coelho. O resultado final foi muito bom, tendo sido reutilizado 100% do material, o que contribuiu ainda mais para fortalecer a ideia de que tudo pode ser reutilizado e reciclado, poupando-se deste modo recursos naturais e, como é lógico, financeiros!

Fica então os parabéns às docentes e alunos envolvidos neste projecto, pelo excelente trabalho que foi feito e pelo resultado final! Agora é tempo da nossa escultura seguir para Mourão, de modo a ser exposta e avaliada no concurso reciclOharte.

Aproveitamos, no entanto para deixar aqui a memória descritiva do nosso projecto, bem como as fotos da escultura.

Memória Descritiva:

Para o concurso Recicloharte, com o tema Diversidade Animal, os alunos do Pief de Algoz reportaram-se para a Mãe Natureza e os seus elementos.

Como tal os alunos desenvolveram dois projectos, um com os alunos do 2.º ciclo e outro com os alunos do 3.º ciclo.

O projecto do 2.ciclo tem três peças e o seu nome é: “ Primeiro Voo”

Escolhemos três animais para representar o elemento Ar: borboleta, libelinha e um passarinho, escolhemos o elemento ar porque os alunos do 2.º ciclo estão a iniciar a sua caminhada com a turma PIEF, logo são os novos passarinhos que chegaram ao ninho, estão a aprender, ainda não têm raízes no grupo, ainda estão nos ramos frágeis, estão a iniciar a sua caminhada. Escolhemos três animais, tanto no 2.º ciclo como no 3.º ciclo porque o número três, é o número da perfeição, da harmonia e a do equilíbrio. E como estamos a relacionar com os elementos da Mãe Natureza tudo faria sentido, uma vez que não existe maior perfeição, harmonia e equilíbrio que a Natureza.

Os animais escolhidos não foram ao acaso, a Libelinha pelo seu sentido de liberdade, a Borboleta pelos diversos estados que tem ao longo da vida, (como os estados de espírito que os alunos têm) e um passarinho, este representa a fragilidade de quem é novo numa viagem.


Relativamente ao projecto do 3.º ciclo escolhemos os animais da terra, porque estes estão assentes, mais enraizados, já têm as bases, são estes que ensinam aos mais novos, são estes que deixam a mensagem e também são estes que recebem os novos, tal como uma árvore que recebe e dá as boas vindas a um novo animal que vem habitar na sua árvore. Os animais escolhidos foram, centopeia, toupeira e o caracol. Ao escolhermos estes animais quisemos que estes representassem o seguinte, a centopeia, os cem braços que dão e recebem a amizade, atenção e carinho por parte de toda a família PIEF, a toupeira que vive no seu mundo mas que espreita para ouvir, contar e convidar todos a participarem na sua vida e o caracol que trás consigo a sua casa, a sua sabedoria e o seu lado solidário, que representa o convite para entrar na viagem PIEF. A este conjunto de peças demos o nome, “Passo-a-Passo ” .
Para finalizar o projecto juntamos os dois elementos do 2.º e 3.ºciclo, (Ar e Terra), numa árvore, esta árvore também tem um significado. Representa a “Mãe Natureza” e a “Mãe Alfarrobeira” , esta última é o nome de um dos projectos basilares dos PIEF do Algoz, devido à sua importância decidimos que deveríamos interliga-lo à Diversidade Animal e por sua vez à Mãe Natureza.








Escolhemos juntar os dois projectos num só, neste caso na árvore, pois não fazia sentido separar os ciclos, uma vez que são uma turma e em todos os projectos trabalham em conjunto e neste caso não seria excepção. Com isto demos também um nome ao trabalho conjunto, “Arca do Pief“, representando a simbiose da natureza e por sua a vez a dos alunos. O Pief do Algoz é uma família, logo a árvore representa o Lar dos animais, (animais executados pelos alunos), o porto seguro e a estabilidade onde estão as raízes e as bases de sustentação para uma vida mais saudável.















 


quarta-feira, 18 de maio de 2011

III Encontro Cultural e Curricular das Turmas PIEF do Algarve

Hoje foi o segundo dia de apresentação das actividades desenvolvidas durante este ano lectivo no III Encontro Cultural das Turmas PIEF do Algarve. Neste dia, estiveram, para além da tribo, as turmas de Alvor, Montegordo, Vila Real de Santo António, Faro e Fuzeta. Todas elas apresentaram os seus trabalhos em formato de vídeo, podendo ser partilhadas as experiências por todos. A turma de Albufeira também lá esteve a ajudar na coordenação deste evento, garantindo o Coffee Break da manhã e as restantes condições para que o evento decorresse da melhor forma.
No átrio estavam expostos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos de todas as turmas PIEF do Algarve.

A tribo começou por dar a conhecer aos presentes a arte aborígene de tocar Didgeridoo, seguido de um vídeo sobre as várias actividades desenvolvidas neste ano lectivo 2010-2011 e sobre os três principais projectos da turma (Sabores à Sobradinho, Espaço.algoz e Mãe Alfarrobeira). Para terminar, o professor Carlos Peixoto, o amigo José João, o João Filipe e a Débora, alinharam em conjunto tocando alguns instrumentos de percussão e didgeridoo.

A nossa tribo contou com a espectacular participação do "amigo" José João que mostrou a todos a arte de tocar Didgeridoo. Todos nós ficamos extremamente contentes com a sua presença em mais uma actividade e pela sua disponibilidade em colaborar, uma vez mais, com a tribo!
Para além disso, o professor Carlos Silva, Director do Agrupamento da Azogla, também esteve presente, partilhando mais um momento do PIEF de Algoz que fica na recordação de todos nós. Uma vez mais, soube dar o valor e orgulhar-se do trabalho que a tribo tem vindo a fazer!

Os docentes e técnicos que acompanharam a tribo foram o professor Carlos Peixoto, a professora Joana Cunha, a TIL Mara Guerreiro e o prof. Daniel Carvalho.