Os alunos da turma PIEF, estiveram nos dias 5, 6 e 7 de Maio, no Parque de Natureza de Noudar, onde realizaram um conjunto de actividades em contacto directo com a Natureza. Para além disso exploraram aquela região alentejana, nomeadamente a vila de Barrancos.
Dia 5 de Maio, Rumo a Barrancos
Por volta das 9.30 da manhã, deu-se início à actividade de três dias em Barrancos. A partida foi dada no Algoz, recolhendo-se os elementos da tribo em cada um dos pontos: Alcantarilha, Porches, Lagoa, Silves, Enxerim e Messines.
A primeira paragem foi em Ourique. Aproveitamos para tomar o pequeno-almoço em conjunto, junto a um belo jardim. Seguiu-se o café da manhã, tomado numa esplanada do jardim. A visita foi muito breve já que tinhamos muito caminho pela frente. O nosso destino fez-nos passar por Castro Verde, Beja, Serpa e uma paragem para almoço em Vila Nova de São Bento, a pedido do Fábio Pica, que aproveitou para visitar familiares. O João Fernandes lembrou-se entretanto que tinha um conhecido seu que também tinha familiares na terra. Por sua vez, o David Ramos teve uma visão dentro do café da terra, dizendo que já cá tinha estado há 14 anos atrás, quando a d. Fátima se encontrava a trabalhar nesta bela localidade.
Finalmente chegamos ao Parque de Natureza de Noudar, por volta das 16.00. Após a chegada arrumamos as mochilas, distribuindo os alunos pelos quartos. Depois, cada um dos alunos partiu à descoberta do espaço do Parque. De bicicleta e a pé, foram percorridos alguns quilómetros por todo o parque, do castelo até ao rio.
Ao final da tarde, chegou a hora do banho quente e com o cair da noite foi preparado o jantar: frango assado na brasa. O Miguel preparou com a Débora o sumo de laranja natural. O António e o David acenderam as brasas e prepararam o terreno para o resto da malta assar os frangos.
Depois do jantar segue-se uma visita (a primeira) a Barrancos, para um passeio nocturno com direito a café.
Dia 6 de Maio, Actividades e Passeio pela Região
Quando o sol nasceu, os elementos da tribo aproveitaram para descansar, ou seja, dormir. Daí que o levantar foi tardio, lá para meio da manhã, próximo do meio-dia. No entanto, houve quem acordasse mais cedo e se fizesse à estrada em cima das bicicletas, explorando a imensa herdade. Outros aproveitaram para descobrir pequenos açudes e riachos onde puderam ir ao banhos. lol
Ainda da parte da manhã, os professores aproveitaram para ir até à vila para fazer as compras para o almoço: massa com carne. lol
Após o almoço, foi limpar a loiça e os tachos, para partir à descoberta desta região algarvia. Os locais de passagem foram Mourão e Monsaraz. Pelo meio fizemos uma paragem junto a uma das margens do Alqueva para tomar um banho rápido.
Regressamos à herdade onde fizessemos uma pequena reunião de grupo para "afinar" alguns pormenores na máquina humana. Depois houve ordem de soltura e o grupo partiu novamente à descoberta da herdade, com uma visita de bicicleta até ao Castelo de Noudar dentro da própria herdade. Para azar de alguns houve três furos, o que fez com que entrasse em acção o pronto-socorro da Azogla. O prof. Daniel, o Luís e o Fábio foram os bombeiros de serviço, acorrendo aos furos nas bikes do António, do Pedro e da Débora. Enquanto isso o jantar ia sendo preparado na cozinha da Casa da Malta, com um arroz de atum e carne do meio-dia. lol
À noitinha voltamos à vila de Barrancos para um cafezinho e confraternização com o povo "barranquenho".
Dia 7 de Maio, Viagem de Regresso a Casa
Manhã
Último dia, o dia de regresso a casa. A noite foi de animação na Casa da Malta. Na noite passada, o grupo entendeu que preferiam trocar um passeio em Barrancos por uma ida até à povoação mais próxima, em Espanha. A visita foi até Encinasola, a cerca de 10km da fronteira. Deu para conhecer um ou outro bar/café e ouvir um pouco de castelhano com sotaque português. De regresso ao Parque de Natureza de Noudar, deu para ver no caminho uma cria de javali e um veado. O Luís e o Renato foram quem os viu. lol
Último dia, o dia de regresso a casa. A noite foi de animação na Casa da Malta. Na noite passada, o grupo entendeu que preferiam trocar um passeio em Barrancos por uma ida até à povoação mais próxima, em Espanha. A visita foi até Encinasola, a cerca de 10km da fronteira. Deu para conhecer um ou outro bar/café e ouvir um pouco de castelhano com sotaque português. De regresso ao Parque de Natureza de Noudar, deu para ver no caminho uma cria de javali e um veado. O Luís e o Renato foram quem os viu. lol
Hoje regressamos a casa, estando prevista uma visita à Mina de São Domingos e um banho na praia fluvial da localidade. Depois é rumar até ao Algarve...
Antes de sairmos fica aqui um abraço especial para o prof. Peixoto, de todos os elementos da tribo. Também por aqui se sente a sua falta nesta actividade. Outras virão...
Tarde:
Depois de tudo arrumado e organizado, o grupo partiu de Noudar.
O destino era a Mina de São Domingos, mas pelo caminho paramos em Safara, uma pequena localidade próxima de Barrancos. Foi lá que fizemos um lanche para acomodar o estômago da malta. Após isto, a caravana partiu para a Mina de São Domingos onde pudemos explorar o Complexo Mineiro, tirando algumas belas fotos e aprender um pouco acerca da importância das minas nesta região alentejana. Houve quem levasse algumas amostras de rocha, ficando impressionado com a grandeza daquele antigo campo mineiro.
Logo a seguir demos um salto à praia fluvial daquela localidade onde quase todos foram a banhos. A praia e o local envolvente é espectacular!! Após o banho seguiu-se um lanche antes da partida rumo ao Algarve. Pelo caminho passamos por Mértola, Almodôvar e Castro Verde.
A distribuição dos elementos da tribo terminou por volta das 20.30, ficando cada elemento a recuperar forças para uma nova semana de trabalho no Sobradinho.
Fica a certeza de que valeu a pena explorar este recanto do interior alentejano, enriquecendo um pouco mais a nossa cultura sobre o nosso país.
Hey tribo,só de ver sinto saudades de poder ter ido com a malta, mas...
ResponderEliminarAbraço Forte!
As imagens falam por si...Noudar é sem dúvida um local a visitar. estas imagens são um exemplo de alguns recantos lindos para conhecer no nosso país...
ResponderEliminarBeijinhos grandes
Foi divertido foi espectacular nao há palavras para descrever como aquele siteo é !!!!
ResponderEliminarE um Lugar Agradavel !!
PS: As fotos falam por si porque nos estamos lá =D
Achei que a visita a Barrancos foi fixe!!!
ResponderEliminarGostei mais de estar em convívio!!!
e de andar de bicicleta!!!!
abraço!!!!!! Do Pedro!!!!!
Não tenho palavras adorei tudo
ResponderEliminarestivemos todos em convivio com os meus colegas e os stores porque se não fosse o prof Daniel e a prof Mara esta visita nunca se teria feito!!!
Era fixe que toda a tribo, deixasse uma mensagem...Abracinhos
ResponderEliminarNão tenho como agradecer a toda a equipa do agrupamento nem palavras para espressar o que sinto principalmente aos professores,Mara,Daniel,Peixoto,Homero,Carlos Silva e etc. Por tudo o que tem feito pelo meu filho muito OBRIGADA a todos:)
ResponderEliminar