sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Foi no dia 20 de Novembro que celebramos a comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, no Sobradinho.

Fizemos o convite a uma turma do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Algoz, para passar um dia diferente na nossa escola.

Assim, o dia começou com a preparação dos lanches para as visitas, com a Débora a aplicar-se a fundo para que os melhores pudins do Universo e quiçá da Europa estivessem prontos para as crianças que aí vinham. As sandes também foram preparadas ao pormenor. Gomas, gelatinas, sumos e outras guloseimas estavam à espera em cima da mesa...

A sala do Sobradinho foi redecorada para acolher as visitas, fazendo-as sentir num mundo mágico e divertido!!!

Quando chegaram as visitas, o maestro da tribo, prof. Peixoto, pegou nos tambores e juntamente com o Pedro, a Débora, o Fábio, o David Hilário e o António deram um espectáculo de percussão. No final, as crianças mais pequenas foram convidadas a participar e a aprender como se toca no Sobradinho. Sairam-se muito bem!!!

Depois foi uma corrida até dentro da sala onde estava o lanche da manhã pronto a ser devorado! lol

Com a barriga cheia foi correr para o recreio onde iria ser disputado um verdadeiro campeonato de jogos tradicionais entre várias equipas, ao som de muita música animada! O António e o Nelson serviram de árbitros neste importante torneio... correu tudo com muito fair-play e desportivismo. Pelo meio foi aparecendo um Pai Natal de Andas (David Ramos), sempre pronto a comer e distribuir guloseimas aos miúdos...

No intervalo dos jogos, as crianças aproveitavam para pintar e decorar o mural que estava à disposição na parede da escola. Verdadeiros artistas!

No final do torneio, e antes do almoço, chegou a hora do conto, onde ao som da guitarra tocada pelo António, a prof. Mara e o João Filipe contaram uma bela história.

Depois foi almoçar ao ar livre.

Com a barriga cheia e muito cansados foi hora de assistir à peça de teatro de fantoches sobre os Direitos da Criança. Foi um verdadeiro espectáculo que a Débora e o Fábio deram aos pequenos espectadores, num fantocheiro criado pelos alunos da turma de propósito para este dia.

Já no final do dia, foi plantada uma árvore pelos alunos do primeiro ciclo para assinalar esta festa, bem como uma espectáculo de dança com andas, proporcionado pelo nosso Pai Natal, ao som da Popota.

Fica a promessa de nos voltarmos a reunir um dia!!!